CIÊNCIAS DOCUMENTAIS
Em Julho de 2006, terminei o Curso de Pós-Graduação em Ciências Documentais, opção Biblioteca e Documentação.
Após percorrer um longo e árduo caminho, sinto-me, efectivamente, orgulhosa! Orgulhosa e feliz!
Pretendia apresentar alguns agradecimentos. Agradeço, especialmente, à minha família e aos meus amigos pelo apoio incondicional que me deram durante este curso. Agradeço, também, aos meus professores do curso Pós-graduação em Ciências Documentais, do ISLA de Santarém, pelos conhecimentos transmitidos. No fundo, agradeço, a todos aqueles que, de forma directa ou indirecta, contribuíram para que fosse possível a realização deste curso, tendo sido factível a minha chegada à fase do estágio, a apresentação do trabalho final e, por conseguinte, a conclusão deste curso com aproveitamento.
Na verdade, este curso exigiu muito esforço, trabalho e dedicação, muitas noites perdidas e outras mal dormidas, muitos fins-de-semana, feriados e férias em casa a estudar e a elaborar trabalhos académicos. É que a vida de um trabalhador-estudante não é fácil!
E o balanço que faço? O balanço que faço é positivo, é muito positivo, pois considero que aprendi muito e que, hoje, sei mais do que sabia antes de iniciar esta Pós-Graduação. Todos conhecemos o ditado popular “o saber não ocupa lugar”. De facto, o saber é uma mais-valia, valoriza o ser humano e torna-o, a meu ver, mais hábil para encarar a vida e lidar com a subjectividade.
Concordo com Marcus Cícero quando, em Disputas Tusculanas, se refere à vantagem do saber: “Não existe ocupação tão agradável como o saber; o saber é o meio de nos dar a conhecer, ainda neste mundo, o infinito da matéria, a imensa grandeza da Natureza, os céus, as terras e os mares. O saber ensinou-nos a piedade, a moderação, a grandeza do coração; tira-nos as nossas almas das trevas e mostra-nos todas as coisas, o alto e o baixo, o primeiro, o último e tudo aquilo que se encontra no meio; o saber dá-nos os meios de viver bem e felizmente; ensina-nos a passar as nossas vidas sem descontentamento e sem vexames”.
Julgo que nunca devemos desistir de investir em nós próprios, pois o conhecimento aumenta a confiança e a determinação, mas, acima de tudo, engrandece o nosso potencial. Mas, atenção, convém não esquecer que a motivação é, indubitavelmente, o motor de arranque para avançar em busca dos nossos sonhos.
E como dizia António Gedeão, no poema “A Pedra Filosofal”:
“Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avançacomo bola colorida
entre as mãos de uma criança”.
Gostaria de referir que, no âmbito do Curso de Pós-Graduação em Ciências Documentais, opção Biblioteca e Documentação, efectuei um estágio na Biblioteca Municipal António Botto, onde exerço a minha actividade profissional há mais de dois anos.
Aproveito esta ocasião para agradecer ao Chefe de Divisão de Bibliotecas e Arquivos do Município de Abrantes, que é o bibliotecário responsável pela Biblioteca Municipal António Botto, Dr. Francisco Lopes, pelo tempo que disponibilizou ao meu estágio, pois reunimos algumas vezes nesse âmbito, o que foi para mim um privilégio e um contributo para a apresentação do trabalho final. Por um lado, estas reuniões foram bastante profícuas, dado que funcionaram como rampa de lançamento para o meu projecto, pois permitiram abordar várias questões relacionadas com o tema que escolhi trabalhar. Por outro lado, os conhecimentos transmitidos e as experiências relatadas pelo Dr. Francisco Lopes, foram de relevante valor do ponto de vista biblioteconómico. Agradeço, também, a alguns técnicos profissionais e a outros funcionários desta biblioteca, com quem contactei durante o estágio. Julgo que não é necessário citar nomes, pois eles sabem quem são. Muito obrigada pela simpatia, amabilidade e disponibilidade demonstradas, bem como pelas informações que me deram, pelos documentos e materiais que me cederam, os quais foram bastante úteis para a elaboração do trabalho final de estágio.
Apraz-me dizer que, ainda que possa parecer suspeita, pois trabalho nesta instituição, a Biblioteca Municipal António Botto é um arquétipo de qualidade a seguir pelas outras bibliotecas, pois a sua estrutura é organizada e metódica, segue normas e regras fundamentais que estão instauradas, obedece a uma disciplina instituída que funciona bem e, acima de tudo, a sua gestão é exemplar. Esta instituição é, indubitavelmente, um exemplo creditado de um novo conceito de biblioteca de leitura pública.
Do meu ponto de vista, a Biblioteca Municipal de Abrantes espelha o esforço que tem feito ao longo de doze anos de existência, para manter a dinâmica que estimula e não deixa o público indiferente. Ao longo dos anos, esta biblioteca reflecte a preocupação de se ir mantendo actualizada em todas as suas vertentes, no sentido de se tornar apelativa e atractiva para aquele que já é utilizador e para aquele que virá a sê-lo.
Efectivamente, considero que as experiências que vivenciei, desde que nasci até hoje, tanto a nível pessoal como profissional, bem como em contexto de formação e em situação de ensino-aprendizagem, permitem-me, indubitavelmente, ter uma noção abrangente dos serviços e funcionalidades de uma biblioteca. Neste seguimento, a realização do Curso de Pós-Graduação em Ciências Documentais, opção Biblioteca e Documentação, possibilitou, por um lado, a aquisição de novos conhecimentos, sobretudo técnicos, e por outro lado, permitiu consolidar e aprofundar aprendizagens.
E, assim, termino...
Termino na expectativa de voltar brevemente!...
SL

2 Comments:
Parabéns por tirares a Pós-graduação em Ciências Documentais, pois saber não ocupa lugar e é de facto um curso exemplar ... eu que o diga, pois em Arquivo também é bastante trabalhoso. Mas val a pena porque adquirimos novos conhecimentos, aliás, até ao fim da vida nos estamos sempre a aprender, assim dizia o método escolar de Platão (dei isto no 3 º ano de História , numa psicopedagógica que era Introdução às Ciências da Educação, que era mais História da Educação, dede a GRécia e Roma, passando pela idade média, depois para a época contemporânea,na Revolução Francesa, com Condorcet e Le Péllitier, do modelo escolar da 3 ª República Francesa, com a Lei Faloux, e Guizot e, como não podia deixar de ser, com o Modelo Escolar da Primeira República em Portugal que nos era leccionado pelo Professor Fernando Catroga), Platão, no seu modelo escolar, estávamos sempre a aprender ao longo da nossa vida, portanto, quantos mAis velhos éramos mais sabíamos e até no dia em que morríamos ... apredíamos o que era morrer...
É verdade que o Curso te enriquece mais, mas, se puderes, não fiques por aí, avança mais ainda, avança para um Mestrado ou até para doutoramento, se tiveres oportunidade, é claro, eu se tiver oportunidade avanço para Mestrado e Doutoramento, mas daqui a muito tempo e consoante a disponibilidade, é claro.
Em relação à Biblioteca António Botto, de facto, é uma Biblioteca de referência no nosso país, senão repara, quando iniciei as ciências documentais na Universidade de Coimbra, na aula de Organização, Planeamento e Administração, na primeira aula, a professora (que é do Porto - cidade, não do clube de futebol)pediu que nos apresentássemos todos, nome, donde éramos, etc. Quando chegou a minha vez e disse que era de Abrantes, ela disse logo esta Frase: "cumprimentos ao Dr. Francisco Lopes" ... eu fiquei admirado e no final perguntei-lhe se conhecia o Dr. Francisco, ela disse que conhecia o Dr. Francisco e disse: "Já estive lá na Biblioteca António Botto, que é o melhor exemplo de Biblioteca que coheço, é uma das melhores Bibliotecas do país"
Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.
Enviar um comentário
<< Home