Sissi

2006-02-03

PARIS



Paris é uma cidade fascinante e inesquecível, cheia de charme e glamour, que todos sonham conhecer. Os seus monumentos contam a sua história através dos séculos até os nossos dias. À noite todos eles ficam iluminados, desenhando um cenário grandiosamente magnífico.



Torre Eiffel


Paris é a Cidade Luz!



Arco do Triunfo
(Champs Élysées)



Catedral de Notre Dame


Visitar Paris é o sonho de qualquer cidadão do mundo. Esta cidade tem o dom de deslumbrar os visitantes, porque em cada esquina e em cada rua há parte da história universal para ver, o que nos encanta e fascina.

A chamada Cidade Luz prima pelo requinte, pelo romantismo, pela cultura, pela história, pelas artes revolucionária e intelectual, pela estética, pelos bons costumes, pela política, pela filosofia, pela arquitectura, pela música, pela pintura, pelo cinema, pelas invenções e por outros itens que movem a existência humana. Foi esse fascínio que me impulsionou em direcção a Paris no ano 2000, onde permaneci durante cinco semanas. No fundo, “juntei o útil ao agradável”, tirei um Curso Intensivo de Verão, na Universidade Sorbonne (Cours de Civilisation Française de la Sorbonne), e fiz questão de aproveitar a oportunidade para conhecer o máximo possível da Cidade Luz.

Paris é uma grande cidade, que recebe um elevado número de turistas de toda a parte do mundo, além de estudantes e estudiosos de várias ciências que para lá vão aprimorar a formação académica. Os visitantes têm à disposição vários pontos turísticos, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e outros museus fabulosos, a Catedral de Notre Dame, o Arco do Triunfo e o Palácio de Versalhes, a Avenida dos Campos Elísios (Champs Élysées), o Rio Sena, as suas pontes românticas e os passeios de barco, os prédios magníficos e os cafés muito típicos, os maravilhosos jardins cheios de flores, as grandes avenidas e os recantos parisienses. Na verdade, encontramos lugares que são idílicos sonhos poéticos e sítios que nos remetem para escritores ou personagens reais ou fictícios na história ocidental.

O símbolo máximo de Paris é a Torre Eiffel, construída em 1889. Localizada noTrocadéro, bairro residencial chique do oeste de Paris, a torre reina entre todos os outros monumentos e não pode ser dissociada de Paris, de modo que visitá-la e olhar a cidade do topo dela é um programa imperativo. Os shows de fogos de artifício na Torre Eiffel levam milhares de pessoas para as margens do Rio Sena.

Conhecer o Museu do Louvre é obrigatório para quem visita Paris. O museu é um espaço que alia o antigo ao contemporâneo de uma forma harmoniosa, onde se destaca a sua famosa entrada, uma moderna pirâmide de vidro. No início da visita é fornecido ao visitante um mapa, em várias línguas, para melhor orientação no museu. Lá dentro podem seguir-se três direcções Sully, Richelieu e Denon, que correspondem às três alas do edifício. Depois, é só apreciar as várias obras de arte em exposição, sem esquecer a famosa Gioconda, o retrato de Mona Lisa, pintado por Leonardo Da Vinci. Este museu é o mais famoso do mundo e possui acervos que vieram directamente de reis e rainhas de França. Várias peças são oriundas de países colonizados pelos franceses. Nele, encontramos antiguidades orientais, egípcias, gregas, romanas e etruscas, bem como obras de arte, nomeadamente as pinturas de Leonardo da Vinci e artes gráficas.

Quem visita a Catedral de Notre Dame, obra-prima da arquitectura gótica, recorda-se, certamente, do escritor Vitor Hugo, do sofrido corcunda Quasímodo e da bela Esmeralda.

O Arco do Triunfo é uma obra iniciada por Napoleão Bonaparte em 1806 para comemorar suas vitórias. Pode-se subir de elevador e ter uma vista deslumbrante da cidade. Quem passa pelo Arco do Triunfo lembra-se, inevitavelmente, que há 65 anos o exército nazista alemão passou por ali, desfilando vitorioso de dominação.

O Palácio de Versalhes foi construído para mostrar a riqueza e pompa da autoridade do rei, o símbolo do absolutismo, e terminou sendo um dos palcos da Revolução Francesa.

Outros lugares tradicionais de Paris são a alameda Bois de Bologne, os bairros Marais e o Quartier Latin, a Fonte Stravinski e as praças da Concórdia, Vendôme e de la Madeleine.

Os anos passam, as vontades mudam e a cada nova época surgem outros destinos de férias terrivelmente apetecíveis e mais exóticos, mas Paris não passa de moda e é, a meu ver, uma cidade que não nos cansamos de visitar. É muito fácil gostar de Paris!

Antes de terminar, gostaria de deixar, neste espaço, um link que me enviaram por e-mail com algumas imagens fantásticas da Cidade Luz.
Espero que gostem deste souvenir de Paris!

http://framboise781.free.fr/Paris.htm

SL